quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PROFISSIONAL DA BELEZA

Sempre tive algumas ideias em relação ao profissional da beleza, todas a vezes que tenho ou tive oportunidade, quis chamar a atenção sobre alguns detalhes. Mais ou menos há alguns anos quando era professor do Senac, senti algumas dificuldades e percebi que para exercer a profissão eu precisava muito mais que apenas cortar, escovar, colorir, e pentear bem. Como professor do curso de cabeleireiro, muitas vezes me vi dando aulas de matemática, pois meus alunos se quer sabiam fraccionar um tubo de tinta. Tantas vezes me vi sentado aconselhando alunos talentosos mas, com tantos problemas de relacionamento interpessoal e com tal paciência de um psicólogo. Para ensinar com segurança e falar coisas coerentes, tive que enfiar o rosto em livros de citologia, anatomia, física, histologia, química etc. etc. numa época que não se tinha "blogs. Google, Internet". Tive que aprender sobre liderança, administração, contabilidade, inglês, português, espanhol, comportamento social. Quando procurei meu gerente para fazer um curso de iniciação ao pc, ele me disse que não via a necessidade de um cabeleireiro saber usar um computador. Hoje estou fazendo meu blog. Depois de tantos anos, vejo que os formadores de profissionais não estão preocupados com nada disto. Uma pessoa que frequenta uma escola de cabeleireiros durante seis meses monta seu salão e se diz profissional. não questiono o seu talento em cortar escovar pentear etc. mas vejo que precisa-se de mais preparo.

2 comentários:

regiane disse...

Adorei o primeiro texto... Foi uma inauguração em grande estilo! Aliás, como tudo que você faz!! O Blog foi uma ótima idéia, pois, mais pessoas terão a sorte de aprender com você e conhecer suas opiniões e idéias! Um espetáculo!!

Unknown disse...

Meu parabéns amigo e líder. Que este possa ser apenas o começo de muitas outras dicas que estão por vir. Com certeza todos aqueles que passarem por aqui serão privilegiados de poderem receber conselhos de um mestre na sua profissão.
Paz de Cristo seja convosco.